CNC DEDICADO

A Metalique é a única empresa da América Latina a projetar e construir um CNC dedicado para máquinas de corte a Plasma CNC.

CNC Plasma Metalique

O trabalho da engenharia Metalique permitiu inserir um CNC dedicado em máquinas de leves e médios como nosso novo modelo EasyMak, com redução de custos e enorme ganho de qualidade.

 

Mesmo neste momento de incerteza, o futuro é promissor somente para empresas que investem em novas tecnologias. O momento atual é, para nós, a semente de novas oportunidades.

 

Máquinas Metalique são sinônimos de tecnologia Nacional, alta produtividade, baixo custo de aquisição, operacional e precisão de corte.

 

Prevemos que toda nossa linha de produtos atuais e futuros irá utilizar o controlador CNC dedicado em menos de 6 meses, inclusive utilizando sistema touch-screen para máquinas de alta produção.

 

Como isso é possível? Abaixo listamos algumas características do CNC dedicado e o que ele pode fazer pelo conjunto máquina-ferramenta (texto técnico):

 

  • O CNC dedicado não utiliza Windows como sistema operacional. Controladores de nível industrial, como o CNC Metalique, trabalham apenas baseados em sistemas operacionais em tempo real. Isto significa que não existe outra tarefa mais importante do que o controle dos drivers, sensores e a leitura do código G. O Windows, devido a sua natureza multitarefa, insere pequenas interrupções nos pulsos de controle. O resultado? Perda de qualidade da superfície de corte, perda de posicionamento de máquina ou eventos de maior gravidade.

  • O controlador CNC possui capacidade de controle de 6 eixos XYZ lineares + ABC rotativos. Útil para uso em máquinas como robôs de solda, posicionadores, cortadores com vários eixos, cortadores de tubo e vários outros tipos de máquinas comandadas diretamente por código G.

  • A performance de aceleração, exclusiva de nossos controladores, é em forma S, e não trapezoidal como muitos concorrentes. O que isto significa? Em um perfil de velocidade trapezoidal o movimento começa em velocidade zero, depois a velocidade sobe em linha reta até a velocidade final, em seguida desacelera em uma linha reta de volta para zero. No controlador CNC Metalique, o perfil é uma curva em S (ou 3ª ordem) suave durante a aceleração e a mesma curva em S no sentido inverso durante a desaceleração. Portanto a máquina pode operar em acelerações e desacelerações mais rápidas sem causar problemas aos motores. Isso também significa que há menos ressonâncias na máquina, resultando menor vibração e qualidade para o corte.

  • A saída de pulsos é muito estável e constante, utilizando DDA (análise diferencial digital) fracionada, para interpolação das variáveis de início e fim, rodando a 100Khz e com jitter ultra baixo (menor que 1us).

  • O controle de micro passo, quando usados motores de passo, é em muito melhorado devido ao uso do DDA. Isto transforma aplicações micro passo de 1/8 muito mais suaves do que aplicações utilizando 1/16 sem o uso de DDA.

  • Pode ser usado com drivers Servo Motores e Motores de passo, devido a sua característica de pulsos estáveis.

  • Aceita os comandos do CAM por uma entrada USB, com capacidade de códigos de até 2GB, muito maior do que qualquer aplicação atual necessita.

  • O Microcontrolador utilizado processa a 100Mhz, com processador RISC de 32bits com 2Mbytes de memória Flash e 16Mbytes de memória EEPROM. Possui ainda interfaces de comunicação CAN e USB e baixo consumo de energia.

  • Pode-se atualizar o CNC pela mesma porta USB de entrada de dados. Toda atualização é gratuita durante a garantia do produto.

  • Possui entradas digitais, analógicas, filtradas e protegidas contra interferência, podendo ser usado em ambientes agressivos com EMI/RFI conduzidos ou irradiados, sem causar qualquer pane no processador do CNC. Pode ser usado com fontes de alta frequência.

  • Topologia simples = robusto. Temos em mente que sistemas simples são mais fáceis de fabricar, controlar e repor. A manutenção de um sistema Metalique é feita apenas trocando-se a placa de controle, ou simples placas de conexão. Nada complicado. Tudo previamente calculado = funcionamento constante. O MTBF (Tempo médio entre falhas) para produtos Metalique é extremamente baixo.

  • O THC (controle automático de altura de tocha) foi fabricado usando a experiência em centenas de máquinas trabalhando no Brasil. Inserimos todos os conceitos e regras disponíveis para aumento da confiabilidade, aumento de durabilidade de consumíveis e tempo de processo de corte.

 

Não existe, atualmente, no Brasil ou América Latina, qualquer outra empresa capaz de fabricar seu próprio CNC.

 

Este novo avanço em tecnologia nacional para este seguimento é, com orgulho, fabricado no Brasil. Seus projetos, peças, montagem e testes são feitos por mãos brasileiras.

 

Obrigado por seu tempo disposto para conhecer nossos produtos.

Gustavo Afonso
Diretor Técnico

FALE CONOSCO

SAC: 
(15) 3411-0908 l 3411-0907
(15) 99727-0462 |  

VENDAS:
 (15) 99726-6285 | 
99711-4827
       99786-2625 |  98123-8711

NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta / 08h30 às 17h.

  • Facebook Metalique
  • Canal Youtube Metalique
  • Instagram Metalique

Copyrights Metalique 2019 - R. Rita de Carvalho Monteiro, 73 - Retiro São João - Sorocaba/SP